
Descubra quais são as características necessárias para ser um bom tatuador.
Atualmente a tatuagem se tornou uma verdadeira expressão artística, que transparece um traço importante da personalidade do seu portador. Com essa aceitação, diversos tatuadores surgem a todo momento, alguns muito bons e outros nem tanto.
Felizmente, é relativamente simples identificar um bom tatuador, e caso esteja interessado em encontrar um, aqui vão algumas características que todo profissional deve possuir, confira abaixo:
Todo bom tatuador tem orgulho dos seus trabalhos e faz questão de exibi-los aos seus clientes e interessados em seu trabalho, afinal funciona como um reconhecimento de todo seu esforço e dedicação à profissão. Atualmente o principal modo de ostentar o seu portfólio é por meio das redes sociais, seja por fotos ou vídeos.
Vale salientar que o tatuador pode optar por onde expor o seu trabalho, já que muitos separam os perfis entre profissional e pessoal nas redes sociais, sendo que, ostentar o seu portfólio em um perfil exclusivamente para esta finalidade, torna tudo mais organizado.
Os equipamentos para tatuagem de um bom tatuador acompanham a qualidade do seu trabalho, afinal, é possível alcançar resultados melhores quando se dispõe das mais modernas condições para a realização deste.
Neste caso, além dos equipamentos, como máquina, agulhas, macas e cadeira, os produtos para tatuagem também necessitam ser de excelência, afinal uma tinta de qualidade, filme cicatrizante, limpador antisséptico, dentre outros pormenores, auxiliam na cicatrização e nitidez da tatuagem.
O tatuador é um profissional liberal, e como tal necessita de uma rede de contato para garantir uma fluidez de mercado e opções, contando sempre com as mais recentes novidades e avanços tecnológicos.
Um bom tatuador costuma visitar outra praça e desenvolver o seu trabalho como convidado no estúdio de outros tatuadores, levando as suas tatuagens a clientes de outras localidades. Este tipo de interação só é possível com um network de qualidade e bem trabalhado.
Um profissional reconhecido consegue entender todas as nuances de uma tatuagem, existem uma série de questões que devem ser consideradas, desde as cores até a morfologia, e deve ser capaz de transmitir todas as informações necessárias para o seu cliente, mesmo que ele seja um leigo no assunto.
Essa didática se aplica desde o desenvolvimento da tatuagem, explicando questões sobre o desenho, cores e o local que será realizado, até após o término do trabalho, realizando uma explicação sobre os cuidados que devem ser tomados durante e após o processo de cicatrização.
É relativamente comum encontrar um tatuador que consegue realizar com competência trabalhos nos mais distintos estilos, no entanto, um tatuador especialista em um estilo assegura algumas condições que são mais relevantes.
Um tatuador especialista se dedica a aperfeiçoar o máximo possível uma técnica, seja por facilidade ou preferência, para garantir um trabalho de qualidade superior a outro profissional que não seja especializado, por uma questão de dedicação às técnicas empregadas.
Essa especialização e adesão a um estilo costuma ser notada nas premiações de concursos de tatuagem, onde esses costumam levar os principais prêmios de sua segmentação.